28 Abril

5 Doenças que a Desparasitação Pode Evitar


Chegou o bom tempo e os passeios ao ar livre com o seu pet apetecem. Mas é preciso ter cuidado para que ele não leve para casa hospedeiros indesejáveis, como pulgas e carraças, que são potenciais transmissores de doenças.
Conheça as cinco principais doenças que podem ser transmitidas e evitadas com uma boa desparasitação.

Febre da Carraça

Transmitida pela carraça, pode também afetar os humanos. Apresenta sintomas variados, como febre, mucosas pálidas, falta de apetite, prostração, nódulos linfáticos aumentados e, em casos mais graves, pode mesmo causar insuficiência renal, icterícia e a morte.


Ténias

As pulgas transmitem o parasita Dipylidium caninum por via da ingestão. Se ingerida, a pulga que contém as larvas deste parasita vai eclodir dentro do trato gastrointestinal do pet e dar origem a uma ténia.
Muitas vezes, nestes animais observa-se perda de peso, diarreia e sinais como comichão intensa na zona perianal, onde se pode, por vezes, ver pequenas porções (bagos brancos) deste parasita.


DAPP (Dermatite Alérgica à Picada de Pulga)

Uma das doenças dermatológicas mais frequentes, está associada a um prurido intenso, causando feridas autoinfligidas e perda de pelo em zonas específicas que podem levar a infeções de pele secundárias.
O tratamento passa por uma boa desparasitação externa e o tratamento secundário das feridas.


Doença da Arranhadela do Gato

Causada por uma bactéria gram-negativa (Bartonella) transmitida pelo arranhar de um gato contaminado. A maioria dos gatos não apresenta sinais clínicos, mas nos humanos pode desenvolver febres baixas e gânglios linfáticos aumentados e dolorosos. É mais comum em crianças, idosos e pacientes com o sistema imunológico fraco.


Doença de Lyme (Borreliose)

Transmitida por carraças contaminadas pela bactéria Borrelia burgdorferi, causa sinais de poliartrite, que é uma inflamação generalizada das articulações. Estas podem surgir edemaciadas e dolorosas, causando claudicações. O animal pode apresentar febre, perda de apetite e prostração. Em casos mais raros pode causar alterações neurológicas e renais.


Como Proteger o seu Pet

Para evitar doenças transmitidas por estes parasitas, deve garantir uma boa desparasitação externa do seu animal com coleiras, pipetas ou comprimidos. A escolha do melhor produto para o seu pet vai depender dos seus hábitos diários e a melhor pessoa para o aconselhar é o seu médico veterinário. A ZU possui uma vasta gama destes produtos e pode ajudá-lo a selecionar qual o melhor o seu pet.