02 Março

Pets e vacinação, saiba como proteger o seu patudo


Um dos cuidados mais importantes a ser assegurado aos nossos pets é o da vacinação, que os protege contra doenças infeciosas e garante a sua saúde, mas também previne o contágio de doenças de um animal para o outro ou mesmo para pessoas, chamadas zoonoses e que são as doenças que nos podem transmitir.

Proteção para a vida

Existem vacinas essenciais (obrigatórias) e opcionais. A pessoa mais indicada para definir o melhor protocolo de vacinação para o seu pet é um médico veterinário. Este protocolo vacinal deve ser iniciado nos primeiros meses de vida e aconselha-se a aplicação anual de reforços, para garantir que os animais de estimação adultos também tenham uma imunização eficaz ao longo das suas vidas.


Vacinas para cães

No caso dos cães, existe uma vacina múltipla que os protege contra um conjunto de doenças consideradas graves e algumas que podem pôr em risco as suas vidas, que são a cinomose, a hepatite infeciosa canina, a parvovirose, a leptospirose, a adenovirose, a coronavirose e a parainfluenza canina. Além destas, é necessário garantir a vacinação contra a raiva. Apesar de ser uma doença já erradicada do nosso país, torna-se crucial mantê-la extinta, pois tem sintomas como agressividade, falta de coordenação motora e salivação excessiva e é mortal em humanos e animais.


Vacinas para gatos

Para os gatos, as vacinas essenciais são aquelas que protegem contra o parvovírus, o calicivírus, o herpesvírus felino e a clamídia. Para gatos adotados já adultos ou animais de rua, antes do início da vacinação deve ser realizado o exame sorológico para as doenças FIV/FeLV (sida e leucemia felinas) devido à alta prevalência e gravidade dessas doenças para os felinos. Para gatos negativos e com acesso ao exterior, devemos acrescentar ao protocolo vacinal a vacina da leucemia felina.


Vacinas opcionais

No caso das vacinas chamadas opcionais, podemos dar como exemplos a da tosse do canil, (só obrigatória para animais que fiquem em hotéis/daycares), a da leishmaniose (doença grave que é transmitida por um mosquito e que tem maior prevalência em certas zonas do país) e a vacina da febre da carraça (babesiose, recomendada em animais onde o risco de infeção seja elevado, como cães de caça ou cães pastores).


Plano de saúde ZU

Na ZU temos um plano de saúde anual, a ZU Health Box 🛒, que está adaptado às necessidades do seu animal de estimação e onde estão incluídas vacinas, bem como vantagens e poupanças garantidas em saúde e na alimentação durante todo o ano. Saiba mais aqui 🛒ou visite uma loja ZU para mais informações.